top of page

PROJETOS

SÃO PAULO 470 ANOS

No dia 25 de janeiro de 2024, a cidade de São Paulo completou 470 anos de história e para celebrar esse marco, um grupo de 16 renomados artistas visuais se reuniu sob a curadoria de Vera Simões para criar a exposição “São Paulo 470 anos". O objetivo do projeto foi homenagear a cidade, que além de ser uma das mais populosas do mundo, é um lugar que inspira arte e cultura. Cada artista convidado teve a tarefa de escolher um bairro de São Paulo para homenagear por meio de sua obra, resultando em uma exibição diversificada, composta por fotografias, pinturas, esculturas, obras em cerâmica e bordado. A exposição "São Paulo 470 Anos" foi um lembrete vívido de que, em cada bairro, em cada rua, há uma história a ser contada e uma beleza a ser descoberta. 

 

"Esta exposição é um tributo à energia criativa de São Paulo. Ela demonstra como a arte pode conectar pessoas, bairros e histórias em um diálogo visual fascinante que é acessível a todos os cidadãos e visitantes”, contou Vera Simões.

Artistas participantes:

Dacha, Diva Pellá, Dulce Julianelli, Elisabeth Wortsman, Fernanda Fernandes, Gaby Alves, Gaby Faltay, Lafaiete Papaiano, Leila Lagonegro, Malu Mesquita, Mary Carmen Matias, Máximo Hernàndez, Silvana Lacreta Ravena, Vera Pimenta, Wanessa Sales e Zina Kossoy.

O projeto “SÃO PAULO 470 ANOS”, foi realizado em seis etapas:​

  • Primeira etapa: Jantar de lançamento do projeto “São Paulo 470 anos” no Restaurante Così -  Rua Haddock Lobo, Cerqueira César

10 de outubro de 2023

  • Segunda etapa: Exposição na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Palácio 9 de Julho (Hall Monumental) - Avenida Sargento Mário Kozel Filho, Moema

Evento de abertura: 23 de janeiro de 2024

De 24 a 30 de janeiro de 2024

  • Terceira etapa: Lançamento do Livro “São Paulo 470 anos” na Livraria do Cultura Conjunto Nacional - Avenida Paulista, Bela Vista

25 de janeiro de 2024

  • Quarta etapa: Exposição de banners na na fachada do Conjunto Nacional - Avenida Paulista, Bela Vista

De 25 de janeiro a 22 de fevereiro de 2024

  • Quinta etapa: Exposição de totens no piso térreo do Conjunto Nacional - Avenida Paulista, Bela Vista

De 25 de janeiro a 22 de fevereiro de 2024

  • Sexta etapa: Exposição das obras físicas na Galeria VerArte - Santa Cecília

De 26 de fevereiro a 30 de abril de 2024​​

No fim de 2023, o Instituto Pró Vítima (Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral as Vítimas), em parceria com a Galeria VerArte, promoveu um jantar de lançamento do projeto “São Paulo 470 Anos” realizado no Restaurante Così. O evento marcou o início de uma série de atividades culturais desenvolvidas pelas duas entidades em celebração à Capital. Com curadoria de Vera Simões, a primeira etapa do projeto “São Paulo 470 Anos” foi um jantar para cerca de 60 convidados, entre autoridades, artistas e representantes da sociedade civil. O menu foi assinado pelo chef Renato Carioni e servido numa peça elaborada em cerâmica e ouro pela artista plástica Diva Pella. 

 

​“O cardápio representa todas as regiões de São Paulo e será empratado numa obra de arte, que faz alusão à essência do povo paulistano, com a presença do barro e do ouro, representando as riquezas que produzimos ao longo de décadas”, explica Vera, diretora-presidente da Galeria VerArte e embaixadora do Pró-Vítima.

De 23 a 30 de janeiro de 2024, o majestoso Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu a exposição "São Paulo 470 anos" como homenagem à rica história da maior metrópole do País.

A mostra foi promovida pela deputada Beth Sahão (PT) e contou com a curadoria de Vera Simões, da galeria VerArte, e o apoio do Instituto PróVítima. 

"Ao unir forças com a talentosa Vera Simões e os dedicados artistas, estamos dando um passo significativo na direção de uma sociedade mais consciente e resiliente. Celebrar os 470 anos de São Paulo não é apenas olhar para o passado, mas também lançar um olhar esperançoso para o futuro, onde a cultura e a solidariedade são fundamentais na construção de uma comunidade mais segura e unida."

- Instituto Pró Vítima.

Para a exposição "São Paulo 470 anos", 16 artistas visuais de diferentes regiões brasileiras homenagearam bairros emblemáticos da Capital, cada um oferecendo uma visão distinta que reflete a diversidade cultural de São Paulo. Os trabalhos selecionados foram impressos em banners gigantes, e exibidos na fachada do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, o principal corredor cultural da América Latina. Esta exposição ao ar livre ofereceu uma arte acessível a todos, e proporcionou uma experiência visual única aos espectadores. A exposição “São Paulo 470 anos” transformou a fachada do Conjunto Nacional em uma tela ao ar livre, vestindo a metrópole de arte e história. Dentro do Conjunto Nacional, as obras e suas histórias puderam ser observadas por totens posicionados no térreo. Esta iniciativa transformou a Avenida Paulista em um epicentro de expressão artística e cultural, reafirmando o papel de São Paulo como um dos principais centros culturais da América Latina.

O projeto "São Paulo 470 anos" se desdobrou em uma obra literária que captura a essência multifacetada da metrópole em constante movimento. O livro eterniza a celebração do aniversário da cidade, apresentando uma fusão única de cultura e história. Cada um dos 16 artistas, selecionados por Vera Simões, traz uma perspectiva única de um bairro específico, transformando essa compilação em um mosaico diversificado da cidade. O livro "São Paulo 470 Anos" não é apenas uma coletânea artística, mas também um retrato da riqueza humana e cultural que constitui a essência da metrópole.  

 

"Este livro é uma jornada através da criatividade e do espírito inovador de São Paulo, cada página é um convite à descoberta, refletindo a rica tapeçaria de histórias e inspirações que São Paulo oferece. É uma celebração da arte, cultura e da inesgotável criatividade humana”, comenta Vera Simões.

 

“São Paulo, com seus 470 anos de história, merece toda a celebração e reconhecimento. É uma cidade que pulsa com vida, que abraça sua diversidade e que se transforma a cada esquina. Ela é a minha inspiração por trás deste projeto, e espero que, ao apreciar esta exposição, vocês sintam o mesmo amor e fascínio que eu sinto por essa metrópole tão especial.

Quero expressar minha profunda gratidão aos 16 artistas talentosos que aceitaram o desafio de homenagear São Paulo em suas obras. Com suas expressões distintas de arte e visões únicas, eles trouxeram à vida a alma de cada bairro, transformando a cidade em arte, desde Higienópolis até Itaim Bibi, de Ibirapuera à Mooca, cada bairro ganhou vida por suas mãos talentosas. A vocês, artistas, o meu mais sincero agradecimento.

É mais um marco na trajetória da Galeria VerArte, um testemunho do nosso compromisso com a cultura e a arte. É uma forma de eternizar a exposição e compartilhar com o mundo a beleza de São Paulo. Que esta homenagem sirva como um tributo a esta cidade vibrante e multifacetada que nos acolhe e nos inspira a cada dia. Que São Paulo continue a nos surpreender e a nos encantar por muitos anos.

Com carinho,

Vera Simões”

bottom of page