SOBRE

GISELE ANASTACIO

Gisele Anastácio vive e trabalha em Campinas e se dedica à arte desde a infância. Em 2018 inaugurou seu ateliê em Sousas, distrito de Campinas-SP. Atualmente está cursando Artes Plásticas, e já realizou cursos livres nas áreas de Desenho, Pintura, Escultura, Cerâmica, Colagem. Trabalha com pintura em tinta acrílica e escultura, especialmente a cerâmica esmaltada, queimada em baixa ou alta temperatura. Sua pesquisa poética se volta para o universo feminino, explorando aspectos do interior das figuras pintadas e esculpidas através de suas cores e formas. Também explora outras figurações como os animais e arquiteturas, o que possibilita seu desenho correr livre.

Uma obra de mil Faces


Na série Faces, Gisele Anastácio apresenta vasos cerâmicos esmaltados na forma dos mais variados rostos. Contando com uma extensa produção, a coleção traz cada peça individualizada, numerada e assinada. A variedade também se mostra nas cores: vibrantes verdes, elegantes violetas, alegres cor-de-rosa, profundos negros, intensos azuis e serenos tons de chumbo. Os formatos também trazem diversidade: alongados, arredondados, baixos, altos, de modo a atribuir uma personalidade a cada vaso, uma alusão a nossa própria singularidade. A ausência dos olhos traz um mistério que provoca a nossa mente a completar o rosto, em um movimento de eterno redescobrimento da obra.
A sensibilidade da coleção se mostra desde a escolha da técnica milenar que une os quatro elementos fundamentais: a água e a terra na modelagem, e o ar e o fogo nos processos de secagem e queima. A cerâmica é feita com significado, desde a modelagem feita pelas mãos da artista, até os processos de queima e esmaltação, que produzem os efeitos da beleza do acaso da natureza, com o fogo agindo sobre o orgânico e o mineral.
Por fim, o colecionador continua a individuação, ao semear o vaso onde a mente floresce suas madeixas, ou mesmo ao optar pela exposição da peça livre como escultura. A massa cerâmica nas mãos de Gisele na série Faces nos ensina maneiras de sermos mais respeitosos das diferenças, admiradores da variedade e cultivadores da natureza.

  • White Google+ Icon
  • White Instagram Icon
  • Facebook B&W

All rights reserved © 2019 Brazil